segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Animação De Rua Caminho do Mago / Camino del Mago

MACAPI- Movimento Animação Cultural Arte Popular Ibérica

Apresentação:

O Mago é uma marioneta de fios com 70 cm de altura (apróx.), cheio de presença e
encanto.
Depois de muitas histórias e viagens na companhia do querido colega Marco Luna, (El Ricón del Cuentero: Cuentacuentos, Histórias y Leyendas - Producciones Moon) o Mago foi oferecido ao MACAPI pelo estimado colega para seguir este percurso Ibérico na nossa companhia e fluir no ?Caminho do Mago?.
A animação de rua consiste na manipulação directa desta marioneta que
caminha e interage com quem cruzar o seu caminho.
O Mago leva uma bolsa onde estão alguns canudos de papel que contêm frases, palavras e poemas mágicos que são oferecidos a alguns ?consulentes? por ele designados.
Há um momento ?contador? em que o mago conta uma história, declama um poema - sempre com a temática magia, sabedoria dos anciãos - ele é mágico e improvisa a cada instante utilizando as suas estratégias*.

Interprete / Marionetista : Isabel Silva
Produção : MACAPI - macapi.producao@gmail.com

Estratégias do Mago
Poder baseado na sua capacidade de fluir com os acontecimentos e não se deixar descontrolar por acontecimentos externos.
Capacidade de enxergar o que está além do óbvio, contactar a essências das pessoas e das situações.
Sabedoria para lidar com situações conflitivas, encontrando maneiras de referir-se a elas, nomeando fatos, apresentando dados, promovendo reflexões, sensibilizando para as consequências, respeitando e reafirmando as suas posições.
Uso da intuição como ferramenta básica, quando se vê diante de impasses.
Como aquele que abre e anima o espectáculo, não será o mago, na verdade, senão um ilusionista? Ou será que ele esconde uma profunda sabedoria e o conhecimento dos segredos essenciais? Geralmente ele designa o consulente e pode indicar a vontade, a habilidade e a iniciativa pessoal.
O Caminho do Mago é feito de passos suaves, como uma dança mística. Ele leva consigo uma bolsa de inúmeras lições para oferecer a quem cruzar o seu caminho, de vez em quando pára, contempla o tempo, conta uma história, declama um poema... o seu é fluir...
A Magia é fundamentalmente um Poder Divino, não humano, e os antigos Mágicos eram Deuses; especificamente é o poder da criação e nascimento - a produção de algo a partir de um chapéu ou do nada, da transformação - o modo como as coisas estão sempre a ser transformadas em alguma coisa, dia e noite, criança e velho, a água da chuva em vinho, etc... mas no homem, numa escala mais reduzida, a Magia está igualmente relacionada com os poderes imaginários da Alma subconsciente, que são uma fonte de inspiração e de espanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário